segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mostra da CAL/UnB marca Ano da Itália no Brasil

Com a presença dos atores, Sergio Mamberti e Eliane Lage, será inaugurado nesta terça-feira, às 20h, no Auditório 2 do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, o evento O Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e a Companhia Cinematográfica Vera Cruz. A iniciativa é do Projeto Cinema da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CineCAL) e faz parte das comemorações do Ano da Itália no Brasil. 

O evento celebrará a ousadia dos industriais paulistas que, no final da década de 1940, criaram em São Paulo uma escola de teatro profissional e a única companhia cinematográfica brasileira que trouxe ao país técnicos e diretores italianos, como Adolfo Celli e Luciano Salce. O TBC e a Vera Cruz foram responsáveis pela consolidação de grandes nomes da cinematografia e do teatro brasileiros, como Cacilda Becker, Tonia Carrero, Sergio Cardoso, Alberto Cavalcanti, Paulo Autran e Eliane Lage.


Programação

Dia 25 de outubro 2011 (terça-feira), às 20h
Mesa redonda com os atores Sergio Mamberti e Eliane Lage; exibição do documentário Eliane,   de Ana Maria Maciel e Caco Souza, 2004, 30 minutos, que narra a trajetória da artista, e exposição sobre o TBC e a Vera Cruz, no hall do Museu.

Dia 26 de outubro de 2011 (quarta-feira), às 20h
Floradas na serra (Brasil). Direção de Luciano Salce, 1954, 100 minutos. Baseado no romance homônimo de Dinah Silveira de Queiroz, é o décimo oitavo e último filme da Vera Cruz (1949-1954). Ambientado em Campos do Jordão, Lucília (Cacilda Becker), ao descobrir que está com tuberculose, é obrigada a seguir um rigoroso tratamento. Depois de algum tempo, ela decide fugir. Na estação, conhece Bruno (Jardel Filho), por quem se sentirá bastante atraída, perde o trem e volta a pensão em que se hospedava, na esperança de seu amor por Bruno ajudá-la na recuperação da saúde. Entretanto as coisas tomam outro rumo, e Lucília acaba por se ver só e desesperada em meio à beleza do lugar. Censura livre.

Dia 27 de outubro de 2011 (quinta-feira), às 20h
Tico-tico no fubá (Brasil). Direção de Adolfo Celli, 1952, 109 minutos. Biografia do compositor popular Zequinha de Abreu, autor do famoso choro Tico-Tico no Fubá. Jovem e modesto funcionário da prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, Zequinha de Abreu (Anselmo Duarte) tem fortes dons artísticos e é noivo de Durvalina (Marisa Prado). Tudo transcorre normalmente, até a chegada de um circo, que agita a cidade. Censura livre.

Serviço
Entrada franca
Local: Auditório  do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Setor Cultural Sul, Lote 2, Esplanada dos Ministérios)
Hora: 20h
Realização: CAL/DEX/UnB
Apoio: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República/ Secretaria de Cultura do GDF


Nenhum comentário:

Postar um comentário