terça-feira, 29 de março de 2011

Novidade na programação

Esta é uma das animações da empresa espanhola Vodafone que estarão em breve na programação da UnBTV. Os vídeos tratam da postura corporal e serão exibidos em versão traduzida. Assista em primeira mão.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Voando alto

Qual ser humano nunca teve o desejo de voar? O programa Na Trilha do Esporte desbravou o céu da capital do país para apresentar o Aerodesporto. Aperte o cinto e decole!



Participe do programa enviando sugestões de pauta e/ou críticas para natrilhadoesporte.unbtv@gmail.com

quinta-feira, 24 de março de 2011

Greve a vista

Os técnico-administrativos da UnB aprovaram hoje, em assembleia, indicativo de greve a partir de 28 de março. Segundo o Sintfub, o objetivo é "pressionar o governo a, no mínimo, negociar a pauta de reivindicação que compõe a Campanha Salarial de 2011 da categoria". A paralisação ainda depende da Plenária da Fasubra, marcada para este sábado, 26.

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água

Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água e de refletir sobre o uso que fazemos desse bem não-renovável. O Brasil, apesar de ser o dono da maior bacia hidrográfica do planeta, pode enfrentar problemas de abastecimento. Segundo estudo da Agência Nacional das Águas, se o país não investir R$ 22,2 bilhões em captação e coleta até 2015, pode faltar água em 55% dos municípios. Além disso, o Brasil ocupa o nono lugar do ranking da vergonha, com 13 milhões de pessoas que não dispõem de vaso sanitário em suas residências. Quanta água ainda vai rolar até que as autoridades percebam a gravidade da situação?

sexta-feira, 18 de março de 2011

Show de cobertura

A UnBTV fez a cobertura completa da cerimônia de abertura da Semana de Boas-Vindas aos calouros do 1º semestre, realizada hoje, 18/3, no Centro Comunitário. O evento foi transmitido ao vivo pelo site da UnBTV e estará na programação durante o fim de semana.

Também foram feitas entrevistas com autoridades da UnB e calouros para os programas Zapping, Fala Jovem e Eu Recomendo.

Os calouros soltaram o verbo para o Manda Ver. O produtor Frank Lopes suou, mas conseguiu convencer a garotada e os pais dos novatos a se manifestarem em frente à câmera instalada na entrada do Centro Comunitário.


Fotos: Ricardo Borges

quinta-feira, 17 de março de 2011

Apo Fousek – dos 3 aos 100

O artista plástico paulistano Apo Fosek expõe pela primeira vez em Brasília. Apo usa diferentes meios e suportes para se expressar: pranchas de surfe, skates, tecido, madeira, garrafas... Vale a pena conferir.

De: 4/3 a 17/4/2011
Local: Caixa Cultural
Diariamente das 9h às 21h
Entrada franca


Boas-vindas via web

A UnBTV vai transmitir, via web, a cerimônia de abertura da Semana de Boas-Vindas, nesta sexta-feira, 18, a partir das 9h. Para acompanhar, bastará acessar o seguinte endereço eletrônico: www.cpce.unb.br/calourada.

A chamada para a transmissão estará na página inicial do portal da UnB.

UnBTV realiza vídeo para Semana de Boas-Vindas

Para inspirar os calouros, a equipe da UnBTV transpirou bastante. Após um mês inteiro de intenso trabalho, foi finalizado vídeo para a recepção dos novatos. O lema da campanha deste ano é "UnB, a universidade que inspira", idealizada pela Secretaria de Comunicação (Secom/UnB).

Com cinco minutos de duração, o vídeo traz cinco pessoas que se inspiram na UnB e a inspiram. Será exibido na cerimônia de abertura da Semana de Boas-Vindas, nesta sexta-feira, 18/3, às 9h, no Centro Comunitário Athos Bulcão. Entrevistas de um minuto com os personagens também estarão na programação da TV.

A direção do vídeo é de Talita Maravieski, com edição de Victor Pennington.

  • Conheça os entrevistados e confira a programação no hotsite da Semana de Boas-Vindas



  • quarta-feira, 16 de março de 2011

    Servidores vão à luta

    Os servidores públicos federais aprovaram, em reunião no último dia 18/2, indicativo de greve para a primeira quinzena de abril e nova manifestação nacional no dia 13 do mesmo mês. Fonte: Conlutas

    Oui, a França é aqui

    Até o dia 27 de março Brasília vai respirar francês, com a 14ª edição da Semana da Francofonia. A programação reúne atividades culturais, esportivas e acadêmicas. A Universidade de Brasília (UnB) vai sediar palestras e debates do evento. Todos os encontros têm entrada franca.

  • Confira a programação completa

  • Veja a agenda do Colóquio Universitário


  • terça-feira, 15 de março de 2011

    Greve?

    Reunidos em assembleia nesta terça-feira (15), os servidores técnico-administrativos da UnB decidiram adiar para o próximo dia 24, quinta-feira, a votação do indicativo de greve a partir do dia 28 de março. A deliberação será feita em assembleia que, desta vez, será realizada em frente ao prédio da reitoria da Universidade, às 9h.

  • Leia mais no site do Sintfub


  • Risco nuclear aumenta no Japão

    A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou nesta terça-feira (15) que a explosão provocada por um incêndio no reator 2 da usina nuclear de Fukushima, no Japão, afetada pelo potente terremoto de sexta-feira (11), seguido por um devastador tsunami, liberou radiação diretamente na atmosfera.

    Em comunicado, a AIEA detalhou que obteve a informação das autoridades japonesas. De acordo com a AIEA, ainda há fogo no depósito de armazenamento de combustível usado no reator 4, na mesma usina atômica, e que o complexo está seriamente danificado pelos fenômenos naturais que provocaram destruição e mortes em parte do país. No local, foi registrado nível de radioatividade de até 400 microsievert por hora, diz a AIEA.

  • Leia a íntegra no Portal G1


  • segunda-feira, 14 de março de 2011

    Semana de Boas-Vindas será agitada

    No primeiro semestre de 2011, a Universidade de Brasília recepciona seus 3,4 mil calouros com uma programação extensa. A Semana de Boas-Vindas começa dia 18 de março e termina somente em 15 de abril. Dessa vez, os novos alunos serão recebidos com a campanha UnB: A Universidade que Inspira, para levar os calouros a conhecerem a utopia que criou a instituição. Mais de 70 palestras, oficinas e mesas-redondas marcam o encontro e promovem a integração dos estudantes à UnB.

  • Leia mais e confira a programação no hotsite do evento



  • 'O cara' está chegando

    Durante tradicional discurso do Estado da União, Obama anunciou que irá visitar o Brasil em março, em uma viagem que incluirá Chile e El Salvador. Será sua primeira visita à América do Sul desde que assumiu o governo americano, com o objetivo de "forjar novas alianças para o progresso nas Américas".

    Após o discurso, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Mike Hammer, afirmou que Obama espera encontrar a presidenta Dilma Rousseff para "discutir áreas de interesse mútuo que ajudarão a fazer avançar a excelente relação que nós já temos com o governo brasileiro".

    "Eessas áreas incluem energia limpa, crescimento global, reconstrução, assistência ao Haiti, esforços de desenvolvimento colaborativo e outras questões de importância global", afirmou o porta-voz.

    Fonte: IG


    sexta-feira, 11 de março de 2011

    Universidades brazucas fora de ranking

    O Brasil não tem nenhuma instituição entre as cem universidades com melhor reputação no mundo, segundo ranking elaborado pela organização britânica Times Higher Education, referência na área.

    A Universidade de São Paulo (USP) só aparece na 232 posição, e acabou representando todas as instituições da América do Sul. O país foi o único dos Brics — grupo de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China — a não figurar entre as cem melhores do ranking, que colocou a Universidade de Harvard no topo, com pontuação máxima em todos os critérios.

    O ranking foi feito com base numa pesquisa com mais de 13 mil professores de 131 países. O resultado reforça a posição dominante das instituições americanas — sete das dez primeiras da lista são dos Estados Unidos —, do Reino Unido e do Japão.

  • Leia mais no Blog do Noblat


  • Museo Reina Sofía. Presentación (Introduction)

    Show de edição!

    Vai uma Antártica aí?

    Deu no portal da UnB: Pesquisadores vão à Antártica preparar exposição virtual

    O coordenador do Museu Virtual da UnB, professor Gilberto Lacerda Santos, e o fotógrafo Ronaldo Iunes embarcaram para uma expedição na Antártica na segunda-feira, 7 de março. A dupla ficará na Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz por 12 dias, em uma missão científica que registrará a presença do nosso país no Polo Sul. Fauna, flora, clima e o cotidiano de quem faz pesquisa por lá virarão a 6ª exposição do Museu Virtual da universidade (http://www.museuvirtual.unb.br/), com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.


    E a UnBTV, não vai entrar nessa gelada??


    Jornada na UnB será de 30h semanais

    A partir de maio deste ano, todos os servidores técnico-administrativos da UnB terão jornada de trabalho de 30 horas semanais, sem qualquer prejuízo aos salários. A garantia foi feita em reunião da Mesa de Negociação realizada nessa quinta-feira (3). A discussão foi retomada após a greve da categoria - que durou seis meses - em defesa do pagamento da URP para todos os servidores.

    No próximo dia 15, o Sintfub realizará uma assembleia geral para informar a categoria da vitória. No dia seguinte, dia 16, a Mesa de Negociação volta a se reunir.

  • Confira a íntegra da matéria no site do Sintfub



  • UnBTV agora em blog

    Este blog é mais uma ferramenta para dinamizar a nossa comunicação.

    É um espaço aberto para troca de informações e debate de ideias.

    Participe com textos, imagens, vídeos, comentários...

    O prazer é todo nosso!